24
out
09

Símbolos e tatuagens de “cadeia”

Simbologismo ou identificação? Imagem:

Muito além de simples pontinhos... Imagem: Governo do Estado de São Paulo

E na TV… Alguém em algum canal diz: “O meliante usava uma tatuagem de sereia na perna e há suspeitas de que esse seja seu 10º crime.” Foi então que me lembrei que havia comentado aqui e ali que escreveria sobre o significado de algumas tatuagens dentro dos presídios e Fundações Casa (antiga FEBEM).

Claro que hoje o significado dos desenhos no corpo não são mais um grande enigma como era há 20 anos, mas mesmo assim, muitos grupos, presos e adolescentes em medida socioeducativa de internação, utilizam-se de tal para identificação.

Um dos jovens que conversei, o primeiro deles, o skatista Michel Ângelo, já em Liberdade Assistida, depois de 11 passagem pela ex-FEBEM, trazia na mão alguns pontinhos preto. Eu que nem suspeitava que se tratava de uma tatuagem-código, fui descobrir na última entrevista, sentada em uma calçada qualquer do bairro Casa Verde, que o desenho significava “Chefe de Quadrilha e Homicida”. E tive ali mesmo uma “aula” de simbologia de cadeia.

Aprendi que os “tais pontinhos”, dependendo da disposição e número, mudavam de significado. Dois, lado a lado, estupro, três, em forma de triângulo, tráfico, quatro, formando quadrado, furto. Quatro, em forma de quadrado e um no meio, roubo, e a do Michel, que trazia nove pontos, em forma de cruz, chefe de quadrilha e/ou homicida.

Borboletas ou ponto no rosto é identificação de homossexualismo, e normalmente o ponto no rosto é feito sem consentimento para marcar mesmo a pessoa dentro do local onde ela está privada de liberdade. A imagem de um saci é utilizada por traficantes, a sereia tatuada na perna direita mostra que o preso foi condenado por estupro e a pistola tatuada na perna é sinal de latrocínio.

Cheguei a comentar sobre uma tatuagem no filme Salve Geral, a cobra ou serpente tatuada no peito de uma mulher, tem o significado de viúva. O símbolo atualmente não é muito usado, mas identifica que aquela mulher já teve um relacionamento sério com um presidiário que veio a falecer.

Depois pesquisando descobri que há em São Paulo um acervo de fotos e o significado das tatuagens dentro do sistema prisional (http://www.eap.sp.gov.br/signif).

sig

Identificação

About these ads

9 Responses to “Símbolos e tatuagens de “cadeia””


  1. 1 Karina Padial
    29 d e outubro d e 2009 às 1:06

    Pri,

    Que saudades de você!!! Como andam as coisas?

    Sabe que até hoje tenho curiosidade de ler seu livro… outro dia mesmo eu e o David comentamos sobre ele! Parabéns pelo blog, achei por aqui histórias átimas!!!!

    Beijosss

  2. 30 d e outubro d e 2009 às 16:19

    Pri,

    Acho que não preciso dizer que você acabou de me dar uma aula sobre isso!
    São tantos desenhos, tantos significados…nossa, é um mundo próprio com códigos específicos e que as vezes não conseguimos compreender.

    Mais um texto ótimo.
    Parabéns.
    beijos

  3. 3 Fabio K. Lima
    31 d e outubro d e 2009 às 0:48

    Pri,

    Como diriam por aí: “vivendo e aprendendo”.

    Muitas vezes nos fechamos em nosso mundinho e ficamos tão alheios aos outros tantos mundos e suas particularidades que existem por aí.

    Parabéns por tentar entender esses “mundos paralelos” e obrigado por nos passar tão precioso conhecimento.

    Bjo.

  4. 4 Andressa
    12 d e novembro d e 2009 às 11:58

    noooosaaaaaaaaa!!!!!

  5. 5 Sissy Mayara
    9 d e janeiro d e 2010 às 16:59

    Nossa!… Eu adorei, foi uma aula pra mim, mas agora fiquei preocupada. Eu queria fazer uma orquídea, próximo ao tornozelo, do lado direito, e um coração em forma de flor no pescoço, a altura da orelha, também do lado direito; mas agora fiquei preocupada com o significado que pode ter. Será que você poderia me ajudar falando se há algum significado?
    Bjs!…

  6. 11 d e março d e 2010 às 0:58

    http://anaphylaxxya.blogspot.com/2010/02/tatuagens-de-presidiarios.html < também postei no meu blog uma explicação para as tatuagens de presidiários.

  7. 11 d e março d e 2010 às 1:00

    E parabéns pela iniciativa de criar o blog e também por seu trabalho.

  8. 8 Débora Pardinho
    20 d e dezembro d e 2011 às 14:20

    Eu tenho uma estrela em cima da mao nessa regiao…
    Tenho 6 tatoo gosto muito, e agora vejo isso sera que minha tatoo significa algo tb?
    Q horror! Rsrsrs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: